No âmbito da Rede “Aldeias de Portugal”, Vilarinho de S. Roque, na freguesia de Ribeira de Fráguas, vai estar animada no fim de semana de 17 e 18 de junho. O evento “Vilarinho em Festa” pretende dar a conhecer as dinâmicas tradicionais e genuínas da aldeia e inclui um programa com vários pontos de interesse para quem quer passar bons momentos na zona serrana do Concelho.
Ao longo dos dois dias, Vilarinho de S. Roque vai estar em festa com animação de rua, jogos tradicionais, o Mercada da Aldeia, moinhos abertos, a exposição “Memórias de Aldeia” e muitas oportunidades para Fotos com Moldura. Destaca-se, ainda, a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”, em que os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de refeições tradicionais confecionadas pelos habitantes da aldeia.
Em termos de programação, a abertura oficial de “Vilarinho em Festa” tem lugar no sábado, pelas 14h30, seguindo-se uma tarde bem-disposta com as atuações locais da Juventude Branquense e do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, bem como uma descida de carrinhos de rolamentos. A Missa realiza-se na capela às 17h30. Depois do jantar, a digestão será tranquila com os “Sons do Vento” e o duo de música antiga e de raiz tradicional Recanto.
No domingo, após o almoço, há uma caminhada cultural com visita aos Moinhos do Regatinho, seguindo-se as atuações das Concertinas da UDCM e do Coro da Aldeia, constituído por habitantes locais. O encerramento é às 18h00.
Vilarinho de S. Roque foi classificada em 2012 como “Aldeia de Portugal”. Após a reclassificação recente pela Associação de Turismo de Aldeia, foi assinada a Carta de Compromisso de Adesão à Rede “Aldeias de Portugal” a 23 de fevereiro, definindo o compromisso coletivo de valorização de Vilarinho de S. Roque, em conformidade com o previsto no Caderno de Normas das Aldeias de Portugal e com o Plano de Valorização específico da aldeia. Este último centra-se na valorização do património natural e imaterial (tradições) e numa reflexão sobre os seus elementos identitários, como os moinhos/açude, a canastra/eira/palheiro, a igreja e o Rio Fílveda.
Vilarinho de S. Roque encontra-se envolvida por paisagens idílicas, preservando um passado de tradições observável, ainda, em parte do seu edificado, nas suas gentes, cultura, usos e costumes, bem como na ruralidade e genuinidade ainda tão vivas.