Vilarinho de S. Roque, a mais isolada aldeia do Concelho de Albergaria-a-Velha, volta a receber, no fim de semana de 9 e 10 de junho, o festival regional Há Festa na Aldeia. As ruas da aldeia enfeitam-se para receber os muitos visitantes que querem conhecer os produtos, tradições e gastronomia locais, sempre com o envolvimento da população residente.
O Mercado da Aldeia, tascas, mostras de fotografia e espantalhos, jogos tradicionais, visitas aos moinhos e o muito concorrido Almoce e Jante Connosco, onde os visitantes experimentam pratos típicos na casa dos moradores, são algumas das atrações fixas de Há Festa na Aldeia. O programa inclui ainda diversas performances artísticas, da música ao teatro de rua, passando pelo documentário e um passeio fotográfico, para descobrir as belezas escondidas da localidade.
No sábado, a tarde começa com Retratos Eternos, animação itinerante de Hélder Silva. Pelas 16h00, a companhia Albergariense MUDA’TE apresenta teatro de rua com Hoje Aqui, Amanhã Quem Sabe, seguindo-se a exibição do documentário Vou-me Despedir do Rio, de Pedro Cruz, baseado em histórias de vida da população sénior do Concelho. A animação itinerante regressa com Anima Dixie (18h30) e uma Arruada com os Ecos da Memória (21h00). A noite é dedicada à música com concertos de Daniel Pereira Cristo (22h00) e Fanfarra Káustica (23h30).
No domingo, pelas 10h00, tem início o passeio fotográfico Subida do Rio Fílveda. Ao longo da manhã, as pessoas participantes vão percorrer as margens do rio, numa extensão de 4 quilómetros, e descobrir paisagens dignas de registo, com o acompanhamento do fotógrafo Paulo Matos. A inscrição é gratuita, mas obrigatória para turismo@cm-albergaria.pt.
A tarde começa com teatro de rua com Fora da Gaiola, do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela e Teatro D. Roberto, de Limite Zero. Pelas 15h30, a dança toma conta do Largo da Capela com o Baile da Aldeia, dinamizado pelo Associação Coreto. No mesmo local, pelas 18h30, os visitantes podem assistir a uma atuação do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas e, uma hora mais tarde, o Coro da Aldeia com os Cardo Roxo. A animação itinerante da tarde está a cargo de Pantomina. O encerramento oficial de Há Festa na Aldeia tem lugar às 20h30.
O Há Festa na Aldeia é um festival regional promovido pela Adritem – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria. O evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e da Avilar.