No ano do regresso à normalidade, após os fortes constrangimentos provocados pela pandemia Covid-19, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recebeu 31 248 visitantes, um aumento de 36% em relação a 2019, ano de pré-pandemia, em que se registaram 22 974 entradas. Estes valores demonstram que o equipamento cultural tem proporcionado uma oferta de serviços e atividades capaz de atrair novos leitores e utilizadores, sendo um espaço de eleição para locais e pessoas a visitar o Concelho.
Com 7096 utilizadores inscritos – 248 dos quais fizeram a sua inscrição durante o ano passado – a Biblioteca Municipal registou 18 130 recursos emprestados, entre livros, DVD e CD, sendo os livros infanto-juvenis os mais procurados. É de salientar que, mesmo nos dois anos em que a Biblioteca Municipal esteve em funcionamento com restrições, as inscrições de novos utilizadores continuaram, havendo mais 550 inscritos em relação a 2019.
No catálogo online, disponível em biblioteca.cm-albergaria.pt, os leitores podem explorar 62 830 recursos, sendo que este número tem aumentado de forma constante – mais 7429 do que em 2019 -, fruto das aquisições feitas por sugestão dos leitores ou por várias doações de cidadãos, que desejam enriquecer a coleção ao dispor da comunidade. Em termos de leituras dos recursos de hemeroteca (jornais e revistas), foram registadas 2382 leituras.
Paralela à sua missão de promover o livro e a leitura, a Biblioteca Municipal apresenta-se como um espaço de fruição cultural, que dinamiza ou acolhe diferentes eventos como palestras, oficinas práticas, leituras encenadas, apresentações de livros, exposições ou ações de formação, entre outras. Em 2022, registaram-se 318 atividades, que contaram com um total de 23 264 participantes. As atividades dirigidas a famílias são as mais procuradas; as sessões “Histórias em Pijama”, “Aos Sábados, Conto Contigo!”, “Gatinhar de Leituras” e “Terror na Biblioteca” têm esgotado rapidamente pouco tempo após o início do período de inscrição. De salientar, ainda, a variedade de exposições – 13 no total, incluindo duas online - de artistas regionais, nacionais e europeus nas áreas de pintura, ilustração, escultura e fotografia, bem como as conversas com escritores, destacando-se Raúl Minh’Alma, que reuniu dezenas de leitores fieis no Salão da Biblioteca Municipal.