O Município de Albergaria-a-Velha apresentou o oitavo número da Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha no passado sábado, no Cineteatro Alba, perante uma plateia de largas dezenas de pessoas. Ao longo das várias edições, a publicação anual já trouxe a público cerca de 2.500 páginas, cerca de 1.700 imagens, em mais de 100 artigos produzidos por mais de 85 autores.
O número 8 da Revista Albergue é o mais profusamente ilustrada, com 339 imagens, que enfatizam a riqueza histórica e patrimonial do Concelho e a necessidade da sua preservação. Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Diretor da Albergue, as imagens publicadas já não correm o risco de se perderem, como acontece, por vezes, a fotografias antigas esquecidas em gavetas e outros espaços, amiúde em más condições. Para a Câmara Municipal, a Revista Albergue permite que as memórias se preservem, tendo sido deixado, mais uma vez, o apelo para as pessoas encaminharem documentos e fotos antigas para a Autarquia a fim de receberem o tratamento arquivístico adequado.
O presente número apresenta um lote de artigos de grande amplitude cronológica, que vão da Idade do Bronze à atualidade, bem como de grande diversidade temática, abarcando: arqueologia, arquitetura, arte sacra, escultura, fontes documentais, genealogia, história da indústria, passando ainda pela história de duas coletividades do Concelho, uma das quais quase a completar dois séculos de existência – a Banda Velha União Sanjoanense. São ainda de salientar dois artigos sobre Património Natural, um sobre um projeto de voluntariado ambiental e outro sobre a raça bovina autóctone da região, a Marinhoa. Quanto à imagem de capa, a escolha recaiu sobre o património heráldico do Concelho, mais concretamente sobre uma pedra de armas datada do século XVIII, existente na vila de Frossos.
Além dos artigos principais, a revista apresenta a secção “Notas Soltas”, que inclui textos já publicados noutros meios ou excertos de investigações já efetuadas e que enriquecem o conhecimento sobre temas mais concretos das freguesias.
Para Delfim Birmarck, o oitavo número da Revista Albergue traz, mais uma vez, “a satisfação de perpetuar a História e o Património que nos legaram. Com a mesma periodicidade desde a primeira hora, mantendo a qualidade a que habituámos os nossos leitores, ampliando de sobremaneira o número destes e “semeando” o interesse pelo nosso passado comum, temos conseguido cativar investigadores de formações, áreas e interesses, tão díspares, a tornar possível, ano após ano, trazer uma brisa de frescura na oferta de artigos sobre o Concelho de Albergaria-a-Velha”.
O número 8 da Revista Albergue, bem como as anteriores publicações, podem ser adquiridos na Livraria Municipal, situada no Arquivo e Biblioteca. O preço de capa é 10 euros.