O Município de Albergaria-a-Velha vai instalar três novas ilhas de compostagem localizadas no Mercado Municipal, na Santa Cruz e na Praça Alvares Cabral, dando assim a oportunidade a mais famílias de fazerem parte do projeto “Albergaria A-Verde a Compostar”. As candidaturas à participação na compostagem comunitária já se encontram abertas.
Conscientes da necessidade de uma gestão de resíduos eficaz e sustentável, da importância do envolvimento de todos os munícipes nas questões ambientais e na sua contribuição para o alcance de uma economia cada vez mais circular, a Câmara Municipal desenvolveu o Projeto «Albergaria A-Verde a Compostar», que aposta na valorização dos resíduos orgânicos em duas vertentes: comunitária e doméstica.
Na vertente de compostagem comunitária, foi instalada a primeira ilha de compostagem na Vila das Laranjeiras em junho de 2023, envolvendo 25 famílias. Neste compostor, já foram registados cerca de 800 acessos, totalizando mais de uma tonelada de composto recolhido. Já na vertente da compostagem doméstica, o Município distribuiu no ano passado 350 compostores a cidadãos do Concelho.
As pessoas interessadas podem fazer a sua candidatura à participação na compostagem comunitária nos três novos compostores - 30 vagas para cada nova localização – ou para as 5 vagas disponíveis no compostor já instalado na Vila das Laranjeiras. A participação no projeto é gratuita, mas implica a presença obrigatória numa ação de formação, para dotar os munícipes de conhecimentos e ferramentas para a prática da compostagem.
Poderão candidatar-se ao projeto os cidadãos com mais de 18 anos e que residam na área territorial do Concelho de Albergaria-a-Velha (devendo apresentar um comprovativo de residência válido, preferencialmente a conta da água). As candidaturas à participação na compostagem devem ser realizadas através da submissão online de formulário ou de forma presencial na Câmara Municipal. O período de candidatura decorre até 5 de maio de 2024.
Mais informações aqui.