Projeto Piloto Albergaria A-Verde a Compostar: Abertura de Candidaturas à Participação na Compostagem Comunitária
Conscientes da necessidade de uma gestão de resíduos eficaz e sustentável, da importância do envolvimento de todos os munícipes nas questões ambientais e na sua contribuição para o alcance de uma economia cada vez mais circular, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha desenvolveu o o Projeto «Albergaria A-Verde a Compostar», que aposta na valorização dos resíduos orgânicos em duas vertentes: comunitária e doméstica.
Na vertente da Compostagem Doméstica, em 2023, foram distribuídos 350 compostores a cidadãos do concelho, que estão já a produzir composto.
Na vertente da Compostagem Comunitária, o Município tem em funcionamento desde 2023 um compostor comunitário para 25 famílias na Vila das Laranjeiras. De modo a dar a oportunidade a mais famílias de fazerem parte deste projeto, o Município irá instalar mais três ilhas de compostagem localizadas no Mercado Municipal, na Santa Cruz e na Praça Alvares Cabral. Neste sentido, informamos a abertura de candidaturas à participação na compostagem comunitária para os novos compostores (30 vagas para cada nova localização do compostor comunitário), bem como 5 vagas para o compostor já instalado na Vila das Laranjeiras. A participação neste Projeto é gratuita e visa dotar os cidadãos albergarienses de conhecimentos e ferramentas para a prática da compostagem. Para tal, será promovida uma ação de formação obrigatória aos participantes no projeto. Poderão candidatar-se ao projeto, os cidadãos com mais de 18 anos e que residam na área territorial do concelho de Albergaria-a-Velha (devendo apresentar um comprovativo de residência válido, preferencialmente a conta da água).
As candidaturas à participação na Compostagem devem ser realizadas através da submissão online de um dos formulários infra (identificando o compostor comunitário a que se candidata), ou de forma presencial na Câmara Municipal.
As candidaturas devem ser realizadas no período compreendido entre 11 de abril a 05 de maio de 2024.
A participação no projeto é gratuita e implica a assinatura de um Acordo de Participação.
Pode também consultar o Edital n.º 102/2024 aqui.