Após a fase de vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19, tem início amanhã, o período de vacinação dos utentes e cuidadores das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) do Concelho de Albergaria-a-Velha.
O processo irá decorrer até sexta-feira com a seguinte calendarização: Associação de Solidariedade Social de Alquerubim (dia 20), Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha (dia 21), APPACDM, Solar das Camélias e Geriabranca (dia 22). As vacinas serão administradas por profissionais de saúde, que farão a deslocação até às instituições.
O plano de vacinação contra a Covid-19 permitirá prevenir o surgimento de doença grave e as suas consequências, evitando assim a atual pressão imposta aos diversos sistemas de saúde. Nas primeiras fases do plano, e tendo em conta as vacinas já disponíveis no mercado, o percurso vacinal é completado ao fim de duas doses de vacina, intercalados por 3 ou 4 semanas. Por agora, um vacinado só se deve considerar protegido de doença sete dias depois da toma da segunda dose da vacina. Este é o período de tempo que dá garantia de uma resposta robusta por parte do seu sistema imunitário.
A vacinação desempenha um papel central na preservação de vidas humanas, na contenção da pandemia, na proteção dos sistemas de saúde e no restabelecimento da economia e da vida social. Mas, até toda a população portuguesa ser vacinada, é imprescindível manter as medidas de proteção – uso de máscara, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento físico.