Albergaria-a-Velha tem registado, nas últimas semanas, um agravamento da situação epidemiológica, com um aumento acentuado do número de infetados por Covid-19 e alguns focos em estabelecimentos de ensino.
Embora a situação seja preocupante - com a deteção do maior número de casos a ser fruto da intensificação da testagem no Concelho – o Município apela à calma da população e à adoção de comportamentos responsáveis, que não dificultem a capacidade de resposta dos serviços de saúde à Covid-19.
Os profissionais de saúde têm estado a desenvolver um trabalho impressionante em várias frentes: na aceleração do processo de vacinação nas diferentes faixas etárias, no reforço da testagem nas instituições e estabelecimentos de ensino e no trabalho de acompanhamento e seguimento dos utentes infetados, para além da manutenção dos cuidados de saúde habituais. Tendo em conta que os recursos humanos são escassos, estes profissionais precisam de se centrar nas tarefas inerentes à situação pandémica que vivemos. Fazer contactos telefónicos ou deslocações desnecessárias às unidades de saúde para solicitar informações que estão acessíveis noutros locais é prejudicar a capacidade de resposta dos técnicos em áreas mais prioritárias.
O serviço Saúde24 existe para facilitar o esclarecimento de dúvidas de forma cómoda, havendo também informação disponível nas páginas de Internet das Autoridades de Saúde. Nas escolas e IPSS, as direções também estão preparadas para responder às questões relativas aos procedimentos a adotar em caso de infeção por Covid-19.
Nunca é demais relembrar que a adoção das medidas de autoproteção é fundamental e que, no caso de registar sintomas, deve aguardar em isolamento as indicações da Saúde24. Usar máscara nos espaços fechados e na via pública, higienizar regularmente as mãos, evitar aglomerações e contactos de risco, bem como realizar testes com alguma frequência são as armas básicas para lutar contra a Covid-19.
Cuide de si; cuide de todos.