Faunos
Com o objetivo de evitar o avanço de incêndios oriundos de nascente (Este), prevenindo a sua propagação no Concelho, foi criada uma faixa de gestão de combustível com 2300 metros de comprimento e 20 metros de largura na zona de Vila Nova de Fusos.
Os trabalhos, integrados no Plano FAUNOS, resultaram de um protocolo entre o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Exército Português, ao qual, localmente, se associou o Município de Albergaria-a-Velha e a Associação Florestal do Baixo Vouga, no âmbito da prevenção dos incêndios florestais. No terreno, estiveram 11 técnicos do Regimento de Engenharia Nº 3 de Espinho que, com o auxílio de dois tratores de lagartas (bulldozers), limparam o terreno de toda a vegetação, criando uma faixa de segurança.
Sendo Albergaria-a-Velha um Concelho maioritariamente florestal, e que, ciclicamente é fustigado por grandes incêndios, muitos deles oriundos de Concelhos vizinhos, a aposta na prevenção é essencial para garantir verões menos problemáticos.
A criação de uma Rede Primária de Gestão de Combustível (RPFGC) é essencial na prevenção infraestrutural ao nível da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), pois permite compartimentar o espaço, a ligação rodoviária e estruturar o combate, por forma a evitar os incêndios de grandes dimensões e com consequências catastróficas ao nível económico e ambiental. Em suma, através da compartimentação da paisagem com faixas de terreno limpo e transitável, evitam a propagação dos grandes incêndios e permite o acesso fácil de meios terrestres de combate.
Fogo Controlado
O fogo controlado é uma técnica ancestral que não prejudica o meio ambiente, fauna, flora ou solos. As parcelas a intervencionar são devidamente preparadas com a instalação de faixas de proteção para que toda a operação decorra com a segurança necessária.
No âmbito do “Plano de Fogo Controlado do Perímetro Florestal do Rio Mau”, o Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município, acompanhou a ação de fogo controlado que se dividiu em três parcelas, localizadas na zona de Vila Nova de Fusos. O decurso das operações foi realizado em parceria com os Sapadores Florestais / Técnico de Fogo Controlado da Associação Florestal do Baixo Vouga e com a corporação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria, garantindo as inerentes condições de segurança.
Realizada em anos anteriores com resultados muito positivos que se traduziram numa eficaz prevenção de incêndios numa zona de acesso difícil, esta ação ajuda a reduzir a vegetação espontânea em parcelas pré-definidas. Mitiga-se, assim, caso venham a ocorrer ignições nesta zona, a perigosidade dos incêndios florestais no verão, em particular na designada época crítica ou época especial de incêndios.