-
Vespa Asiática (Vespa velutina)
A Vespa velutina nigrithorax, vulgarmente designada por Vespa asiática é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).
O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada, tal como acontece com outros insetos.
No âmbito do Plano Nacional de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal, as câmaras municipais, através dos seus SMPC - Serviços Municipais de Proteção Civil, coordenam o controlo e destruição dos ninhos desta espécie.
O QUE FAZER QUANDO AVISTAR UM NINHO?
- Ligar para o Atendimento Permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) através do 234 529 114 - Chamada para a rede fixa nacional, que é atendido na Central de Comunicações dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.
- Ou proceder ao registo na plataforma STOP VESPA http://stopvespa.icnf.pt/
Deverá indicar a localização do ninho, tipo de suporte e deixar contacto telefónico.
Se detetar um ninho deverá tentar verificar se:
- o ninho está ativo (tem vespas adultas vivas à volta do ninho)» deve comunicar ao SMPC.
- o ninho parece não ter atividade – neste caso verificar se tem uma fita vermelha e branca ou uma placa identificativa de destruição do ninho. Em caso afirmativo, o ninho foi tratado – não precisa de comunicar. Em caso negativo, o ninho pode já estar em destruição, mas deverá comunicar na mesma para o SMPC.
LEMBRE-SE, NUNCA DEVE DESTRUIR O NINHO.
A sua destruição parcial dissemina as vespas que constituem assim novos ninhos. O caso deverá ser resolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
OS NINHOS INTERVENCIONADOS FICAM NO LOCAL E SÃO ASSINALADOS
Os ninhos intervencionados são assinalados com uma fita vermelha e branca ou uma placa identificativa. Após o tratamento, as vespas adultas morrem no intervalo de cerca de 3 dias. Ao final de 2 a 3 semanas todos os habitantes do ninho terão morrido. O ninho acaba por cair ao chão e decompor-se por ação do vento e da chuva.
A VESPA VELUTINA NÃO É MAIS PERIGOSA DO QUE A EUROPEIA
A vespa velutina não é considerada mais perigosa para os seres humanos do que a vespa europeia, denominada Vespa crabro. Normalmente, se o ninho não for perturbado a vespa não ataca. A principal deste invasor é a ameaça para a abelha do mel, pois sendo uma espécie predadora das abelhas, quebra-se assim o importante equilíbrio da biodiversidade.
+ INFORMAÇÃO
. Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal - disponível no portal www.icnf.pt
. Portal STOP Vespa http://stopvespa.icnf.pt/
- O Município de Albergaria-a-Velha recebeu, em 2019, a aprovação da candidatura a financiamento para a destruição dos ninhos de Vespa velutina. Este apoio, no montante global de 10 mil €, insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, previsto na subalínea iii), da alínea d) do n.º 1 do artigo artigo 6.º do Regulamento do Fundo Florestal Permanente.
Este financiamento pretende apoiar o município na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de Vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento, pelos espaços florestais, sensu lato, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.
DOCUMENTAÇÃO
ICNF - Vespa Asiática - Ficha de identificação de ninhos - Possíveis confusões com outros insetos