A ERSUC-Resíduos Sólidos do Centro S.A. e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha estabeleceram uma parceria para recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis nos estabelecimentos comercias, serviços e escolas, com o objetivo do desvio de recicláveis do fluxo de resíduos indiferenciados.
“Esta parceria vai de encontro ao cumprimento dos objetivos e metas definidas no Plano de Ação para o Cumprimento da Meta de Retoma da Recolha Seletiva-PERSU 2020 da ERSUC, e envolve a disponibilização de diversos meios, nomeadamente 1 viatura de recolha, 2 colaboradores, sacos para a separação de recicláveis, formação prévia das equipais e ações de sensibilização para todas as escolas envolvidas no projeto.”, esclarece Miguel Ferreira, administrador executivo da ERSUC.
A implementação do projeto no terreno, envolveu as equipas da ERSUC e do Município, com sensibilização aos estabelecimentos, aos quais foram disponibilizados sacos verdes, azuis e amarelos para recolha de respetivamente, vidro, papel e cartão e embalagens de plástico e metal, posteriormente recolhidos porta-a-porta em dias pré-definidos e enviados para a unidade de triagem de ERSUC em Eirol.
Após 2 meses no terreno, com mais de 150 estabelecimentos e 25 escolas aderentes, foram já recolhidas 7,4 toneladas de papel e cartão, 8,8 toneladas de embalagens de plástico e metal e 4,7 toneladas de vidro.
“Esta parceria permite prestar um melhor serviço à população de Albergaria-a-Velha, chegando mais próximo dos locais de produção e satisfazendo a necessidade de gestão dos recicláveis, contribuindo para um melhor desempenho ambiental do município, refere António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
Mais ecopontos em Albergaria-a-Velha
No âmbito da estratégia “Menos Lixo, Mais Ambiente” a ERSUC, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, procedeu ao reforço da contentorização da recolha seletiva com instalação de mais 24 ecopontos em todas as freguesias, permitindo atingir uma densidade de 180 habitantes por ecoponto.
Com este reforço, que se traduz num aumento de 21% relativamente ao existente, o Município de Albergaria-a-Velha passa a dispor de 137 ecopontos disponíveis para a deposição seletiva no concelho.
Todos os ecopontos estão georreferenciados permitindo recolher a informação necessária à realização de uma gestão adequada da recolha seletiva, o que, associado à sensibilização da população e educação ambiental, permitirá aumentar as quantidades recolhidas.
Frequência de recolha
A frequência de recolha semanal (ano 2020) dos ecopontos nas freguesias do município de Albergaria-a-Velha, pode ser analisada através do mapa.
Estes dados podem variar em 2021, pois a ERSUC está a implementar um sistema de rotas dinâmicas.