O Presidente do Município de Albergaria-a-Velha incitou as associações locais a dialogarem mais entre si e a concertarem posições de forma a desenvolverem projetos mais impactantes para o Concelho. “Ninguém faz nada sozinho. Quanto mais unidas estiverem as associações, melhor conseguiremos fazer”, destacou o autarca durante o seminário Um Território, Uma Associação!, que decorreu no sábado, 15 de setembro, no Cineteatro Alba.
Para ilustrar os benefícios do trabalho em parceria, António Loureiro recorreu a um exemplo local em que as atividades isoladas prejudicam o impacto final. “No Concelho tivemos três festivais de folclore no mesmo dia; as associações estiveram a competir entre si para o mesmo público. Não podemos desperdiçar recursos humanos e financeiros desta forma quando, em conjunto, podemos criar projetos de melhor qualidade, que compitam a nível regional e nacional”, salientou. O autarca mostrou-se convicto que o trabalho em rede é melhor para as coletividades e para o Concelho, contribuindo para a criação de marcas diferenciadoras que potenciem o desenvolvimento do território.
No período da manhã, associações locais e nacionais apresentaram o trabalho que desenvolvem nas suas comunidades nas mais diversas áreas, da cultura, ao ambiente, do desporto à juventude. Ao longo de dois painéis, falaram representantes da Associação de Jovens da Branca – Jobra; da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Aguiar da Beira; da Associação de Solidariedade Social de Lafões – ASSOL; da Associação BioLiving (Frossos); da Associação Juvenil Synergia (Braga); e do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ.
No painel da tarde deu-se a palavra a políticos, dirigentes e técnicos. Entre os muitos temas abordados, questionou-se a utilidade da criação de um estatuto municipal de dirigente associativo, referiu-se a importância das coletividades na ocupação dos tempos livres de diferentes faixas etárias da população, do voluntariado e da qualificação dos movimentos associativos. Os oradores convidados foram António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte, Pedro Mota Soares, Deputado da Assembleia da República e Ex-Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, Vítor Martelo, Administrador da SUGGESTUS, e Augusto Flor, Presidente da Direção da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
O seminário Um Território, Uma Associação! foi dinamizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Prave, pelo Contrato de Desenvolvimento Social “Albergaria IntegraT”.