A partir de 1 de julho, as famílias interessadas em requerer manuais escolares, cadernos ou outros materiais de apoio ao Banco de Livros Escolares do Município de Albergaria-a-Velha devem proceder à sua inscrição, através de agendamento, na Biblioteca Municipal, ou no Serviço Social 234 520 190 / servico.social@cm-albergaria.pt.
O Banco de Livros Escolares, criado em 2015, tem como propósito o fomento da partilha de livros escolares, maximizando a recuperação de livros escolares usados e disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite. Pretende, ainda, sensibilizar a comunidade para a necessidade de reutilização dos livros escolares usados, para a sua correta utilização e, consequentemente, incrementar as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental.
Findo o ano letivo, todos os alunos que tenham sido beneficiários de empréstimo de manuais ou livros de preparação de exames, devem proceder à sua devolução, assim que deles deixarem de necessitar. A entrega deverá ser agendada com o serviço da Biblioteca Municipal, pelo 234 529 755, sendo exigível o acondicionamento dos manuais em saco, com declaração de honra, a qual ateste a devolução integral dos materiais.
No ano letivo 2020/2021 beneficiaram deste projeto 27 alunos. Ainda no âmbito do Banco de Livros Escolares do Município de Albergaria-a-Velha, em abril de 2020, foi criado o Banco Municipal de Recursos Digitais que permitiu o empréstimo de 3 portáteis a estudantes do Concelho.
Não obstante os manuais escolares serem agora gratuitos, os cadernos de atividades e os livros de apoio aos exames continuam a exigir um investimento financeiro por parte das famílias. No Banco de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha, a oferta é variada e as crianças e jovens têm a oportunidade de aprofundar as matérias que são lecionadas nas aulas, de forma gratuita.
Os materiais emprestados são fruto de doações, pelo que todos os interessados em doar podem contactar a Biblioteca Municipal.