Foi numa regueifa gigante de 50 quilos que se soprou a vela do primeiro aniversário do Mercado Municipal “A Praça”. No sábado, o ambiente foi de festa no equipamento municipal e a Autarquia Albergariense aproveitou a ocasião para lançar a campanha Desperdício Zero, que visa promover a sustentabilidade e reduzir os impactos negativos gerados pela sua atividade regular.
O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, faz um balanço positivo do primeiro ano do novo mercado, salientando que “as melhores condições trouxeram mais vendas, mais consumidores e uma maior capacidade de atrair clientes de fora do Concelho”. O autarca acrescentou ainda que “a modernidade do mercado não se mede somente pelas melhores condições, mas também pelo conjunto de novos serviços disponibilizados à comunidade, e que o colocam na linha da frente da economia circular, mobilidade e sustentabilidade, seja a nível regional ou nacional.”
A eliminação do plástico, a disponibilização de cargo bikes e bicicletas elétricas para o transporte de compras e a recolha dos resíduos orgânicos para posterior transformação em compostagem são algumas das medidas que começaram a ser implementadas no mercado. No dia de comemoração do primeiro aniversário foram distribuídos sacos de pano-cru pelos clientes e, nas bancas, as saquetas de papel foram utilizadas para acondicionar os alimentos em vez dos tradicionais sacos de plástico.
Neste mesmo dia, a Câmara Municipal lançou a campanha Um Cesto Por Um Futuro Melhor!, que oferece um cesto de compras aos clientes mais fiéis, que costumam vir à praça às quartas-feiras e sábados. Para ter direito ao cesto basta obter o mínimo de quatro carimbos num cartão, até dia 1 de maio, sendo que cada carimbo equivale a uma compra em diferentes dias do mercado.
Na festa do primeiro aniversário houve também muita animação durante a manhã. Monkey Mike, uma dupla de macacos com jeito para a percussão, causaram “reboliço” por onde passaram. Um trio de Jazz constituído por estudantes da Jobra Educação proporcionaram música ambiente e, para os mais novos, houve pinturas faciais, balões e uma sessão especial de Leituras em Movimento: Divercook em Família, onde foram confecionados alguns doces especiais para o período da Páscoa.
O Mercado Municipal - “A Praça”, inaugurado no dia 14 de abril, contemplou um investimento de cerca de um milhão e setecentos mil euros e teve financiamento dos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020.