“Camões… 500 depois” é o tema da edição de 2025 do criAtiva ESCRITA, dinamizado pela Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha. Este ano, presta-se homenagem ao autor de “Os Lusíadas”, considerado por muitos como o maior poeta nacional, que narrou a epopeia dos navegadores portugueses à descoberta do mundo.
O criAtiva ESCRITA é um concurso literário destinado a promover experiências em torno do desenvolvimento de competências associadas à promoção da escrita ativa, assentes em aprendizagens e criatividade. Visa fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade – escolar e geral - bem como premiar e divulgar textos inéditos dos géneros lírico e narrativo. Os trabalhos devem ser entregues até às 18h00 do dia 19 de maio, sendo os nomes dos vencedores revelados a 27 de junho.
Os poemas e contos do criAtiva ESCRITA devem ser enviados via correio eletrónico - biblioteca@cm-albergaria.pt – sendo depois enquadrados em cinco escalões: estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB); estudantes do 2.º CEB; estudantes do 3.º CEB; estudantes do Ensino Secundário; e comunidade leitora em geral. Os textos devem ser inéditos e de autoria individual, com a exceção das crianças do 1.º CEB, que podem entregar trabalhos em grupo, desde que os membros estejam devidamente identificados. Cada participante pode concorrer com um máximo de dois textos, um de cada categoria (poesia e conto). Cada conto deverá ocupar entre duas a cinco páginas e, os poemas, até duas páginas.
Na avaliação dos poemas e dos contos, os elementos do júri terão em conta os seguintes critérios: adequação ao tema; riqueza e pertinência do título; criatividade/inovação; qualidade literária; densidade/riqueza lexical; coerência e coesão do texto. Vai ser atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 150 euros ao melhor trabalho de cada uma das categorias. Todas as pessoas participantes recebem um certificado.
As normas de participação do Concurso criAtiva ESCRITA podem ser consultadas no portal da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, aqui.