Mais de uma centena de pessoas reuniram-se no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba no dia 24 de abril para a festa de lançamento do livro Histórias da Ajudaris’18, que contou com a participação de sete escolas e jardins-de-infância do Concelho de Albergaria-a-Velha. Neste projeto solidário, crianças de todo o País escrevem contos e poemas sobre um tema específico, ilustrados por artistas nacionais, que depois são compilados num livro, cujas receitas de venda revertem a favor de famílias carenciadas.
“Ao sermos parceiros da Ajudaris e ao fazer destas crianças pequenos grandes autores, estamos, sem dúvida, a contribuir para que se tornem pessoas mais solidárias e amigas”, realçou Catarina Mendes, Vereadora da Educação e Ação Social. “Estamos, pois, a promover a leitura e a escrita e a motivar para o exercício da cidadania, através da intervenção social e da ajuda ao próximo.”
Participaram no livro os jardins-de-infância de Fradelos, Laginhas, Soutelo e Telhadela, a turma 4º C da Escolas Básica de Albergaria-a-Velha e a 5º A da Escola EB 2,3 da Branca. O tema da última edição de Histórias da Ajudaris foi a Natureza e os mais novos recorreram à dramatização, à música e a outras formas de expressão criativas para partilhar os seus textos com o público presente.
Durante a sessão no Cineteatro Alba foi ainda realizada a entrega de prémios da Vertente Escrita do Concurso criAtiva. Este ano, foram apresentados 54 trabalhos a concurso – 38 poemas e 16 contos – de escolas e da comunidade leitora em geral sobre o tema Mergulho na Natureza. Na vertente lírica, as pessoas/ turmas vencedoras foram: Constança Lavrador (1.º Ciclo), Leonardo Resende (2.º Ciclo), Alexandra das Neves (3.º Ciclo) e Manuel Ferreira (Comunidade Leitora em Geral). Já na vertente narrativa, os prémios foram entregues à turma do 3.º ano do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro – Concelho de Santa Maria da Feira (1.º Ciclo), a Manuela Silva (2.º Ciclo), a Alexandra das Neves (3.º Ciclo) e a Maria Cristina da Silva (Comunidade Leitora em Geral). Todas as pessoas/turmas distinguidas receberam um cheque-prenda para a compra de livros e um vale de duas entradas para uma sessão de cinema no Cineteatro Alba.
A finalizar o evento, houve um momento musical com o Hip Hop do cantor Nina.