Albergaria-a-Velha foi um dos municípios convidados para participar no Encontro da Lusofonia, que decorreu nos dias 1 e 2 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas, com videoconferência em simultâneo com os países lusófonos. O tema do evento foi “Os Desafios da Cooperação em Contexto de Pandemia”, tendo o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, participado, como orador, no painel “Complementaridade das Geminações com a Cooperação LEADER”.
Após uma breve caracterização do Concelho, António Loureiro apresentou as principais áreas de intervenção que têm norteado o atual Executivo, nomeadamente a aposta na coesão territorial e social, na educação, na cultura, na inclusão social, no desporto, na iniciativa empresarial, no estímulo à reabilitação urbana, sustentabilidade ambiental e eficiência energética. Dotado de equipamentos de excelência e de uma pujante dinâmica empresarial, Albergaria-a-Velha é um concelho integrador e inclusivo, onde se respeitam as culturas e as diferenças, havendo já uma forte tradição de bem receber e de apoio à criação de novas ideias e criação de negócios.
O autarca salientou ainda que, durante os últimos 8 anos, um dos três Eixos da Estratégia Municipal “Albergaria Empreende + 2014-2020” foi focado no apoio à internacionalização. Foram estabelecidas diversas missões bilaterais com vários países da Lusofonia, que visaram criar oportunidades de negócio para as empresas Albergarienses, com destaque para as missões na Guiné-Bissau e com a Costa do Marfim. Também foram celebrados acordos de geminação com Mansaba, Governo Regional de Oio-Farim República da Guiné Bissau, e com Pedra Badejo, Santa Cruz, Ilha de Santiago República de Cabo Verde.
Para António Loureiro, a cooperação e as geminações são importantes para estreitar relações e abrir portas. “É fundamental a cooperação entre entidades públicas e a criação de redes com os parceiros locais.”
Olhando para o futuro, num eixo temporal até 2030, a Câmara Municipal pretende aumentar a intervenção do GAL Aveiro Norte em projetos de cooperação e a partilha de boas práticas em diversos serviços, bem como apostar na capacitação de recursos humanos em novas ações, como a reengenharia de processos, a desmaterialização e o turismo. A promoção do empreendedorismo, através do programa de apoio à criação do próprio emprego, do projeto de empreendedorismo escolar, da dinamização da Incubadora de Empresas, entre outras iniciativas, vai continuar a ser prioridade para a Câmara Municipal, que acredita na capacidade de adaptação destes projetos nos países com quais detém relações bilaterais, potenciando assim o seu desenvolvimento sustentável.