O Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito das suas responsabilidades na Proteção Civil Municipal, disponibilizou à Autoridade de Saúde um espaço preparado para acolher cidadãos doentes ou suspeitos de infeção por Covid-19 ou para outra finalidade decorrente de necessidades identificadas pela Segurança Social.
A enfermaria de apoio, com capacidade para duas centenas de camas, foi montada no pavilhão da Escola Básica de Albergaria-a-Velha e encontra-se equipada e pronta para acolher munícipes que necessitem de cuidados, sempre sob a orientação da Autoridade de Saúde e em articulação com a Segurança Social.
Entretanto, já se encontra em funcionamento a Unidade Covid-19 no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha. O Município colaborou com o ACES do Baixo Vouga, realizou várias intervenções no Centro de Saúde, assegurando os requisitos imprescindíveis para a realização de consultas e testes, em espaço dedicado para tal. Foram realizadas obras nas instalações sanitárias, colocadas divisórias em todos os balcões de atendimento, melhorada a acessibilidade e colocada uma divisória para separação do atendimento Covid face ao restante atendimento do Centro de Saúde.
A consulta Covid-19 realiza-se de segunda a sexta, das 14h00 às 18h00, enquanto os testes são realizados às terças e sextas de manhã, das 9h00 às 13h00. Os testes são administrados a pessoas que apresentam sintomatologia suspeita de infeção pelo novo coronavírus, ou seja, tosse persistente, febre ou dificuldade respiratória, após indicação médica através do Médico de família, Médico assistente no Centro de saúde ou SNS 24.
Quem tiver sintomas, deve contactar o SNS 24, ou recorrer às linhas telefónicas disponibilizadas pelo Centro de Saúde ou Médico de Família. A decisão da realização do teste só é válida após a avaliação clínica dos profissionais de saúde que estão habilitados para a fazer.