No dia 18 de maio, estudantes do 11.º e 12.º ano de escolaridade e do 2.º e 3.º ano dos cursos de dupla certificação do Ensino Secundário regressam às escolas para aulas presenciais no âmbito do plano de desconfinamento – Covid-19, que acompanha a passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade.
Em Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal está a acompanhar a preparação da reabertura na Escola Secundária, no Colégio de Albergaria e no Conservatório de Música da Jobra e considera que a adaptação das escolas para acolher os alunos e as alunas está a decorrer de forma tranquila nas condições previstas pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde/DGS.
Além dos procedimentos gerais de prevenção do contágio, como o uso obrigatório de máscara no recinto, a constante higienização das mãos, o distanciamento social de dois metros e o reforço da limpeza dos espaços, as aulas vão seguir novas regras. Os/as jovens vão ser organizados/as em grupos e terão de manter-se no seu grupo nas aulas, nos intervalos e nas refeições organizadas, de forma a limitar o contacto com diferentes colegas ao mínimo. Nas salas de aula, as mesas vão ter uma distância mínima de 1,5 – 2 metros e estarão dispostas com a mesma orientação, para que ninguém fique frente a frente. Haverá percursos específicos de circulação no recinto e todos os espaços não necessários à atividade letiva manter-se-ão encerrados. Os horários serão desfasados de forma a evitar aglomerações de pessoas.
O guia de orientação para o regresso ao regime presencial nas escolas pode ser consultado aqui.