O Cineteatro Alba volta a abrir as suas portas para um concerto da jovem revelação Bárbara Tinoco na noite de 20 de junho, pelas 21h30. O evento insere-se no festival Regresso ao Futuro que reúne 21 artistas portugueses em 21 Teatros Municipais de todo o País, celebrando assim a reabertura dos espaços culturais que estiveram três meses encerrados por causa da Covid-19.
Não obstante a reabertura dos equipamentos culturais constar da 3.ª fase do Plano de Desconfinamento, que entrou em vigor a 1 de junho, há novas regras a cumprir na utilização dos espaços. Em Albergaria-a-Velha, até ao final do mês de julho, o Cineteatro Alba abrirá as portas para o cumprimento de ações pontuais agendadas e de cariz institucional, regressando a programação regular em setembro.
Além das medidas gerais de prevenção implementadas em espaços fechados, como a utilização obrigatória de máscara, a higienização das mãos, o atendimento de uma pessoa de cada vez, o distanciamento social e o respeito pelos circuitos estabelecidos no interior do edifício, o Cineteatro tem regras específicas. Assim, no átrio, haverá uma lotação máxima de permanência de 30 pessoas e os pagamentos serão efetuados, preferencialmente, por vias sem contacto (cartões bancários e similares). Mesmo em eventos gratuitos, é obrigatório o levantamento do bilhete.
A ocupação da sala é efetuada com um lugar livre entre espetadores que não sejam coabitantes, sendo a fila anterior e seguinte com ocupação de lugares desencontrados. Não serão ocupadas as duas primeiras filas junto ao palco, ou, em alternativa, será garantida a distância de pelo menos 2 metros entre a boca de cena e a primeira fila ocupada. No final do espetáculo, o público deverá permanecer nos lugares até indicação dos/as assistentes de sala e sair de acordo com o circuito estabelecido. As portas de acesso ao espaço permanecerão abertas, sempre que possível.
A jovem sensação que conquistou o público no Festival da Canção
Com apenas 21 anos, Bárbara Tinoco já está a conquistar um espaço próprio no meio musical e nos corações de muitos portugueses. Na edição deste ano do Festival da Canção, a sua interpretação da canção Passe-Partout, da autoria de Tiago Nacarato, foi a mais votada nas plataformas digitais e arrecadou a maior pontuação do público. Já em 2018, no concurso The Voice Portugal, deu que falar quando, a pedido dos mentores do programa, interpretou uma canção da sua autoria.
Antes Dela Dizer Que Sim foi o seu primeiro single, tendo sido um sucesso nacional no ano passado. A canção Sei Lá também está a fazer furor na Internet e antecipa um conjunto de espetáculos que a artista já tem agendado para salas de referência, como os Coliseus do Porto e de Lisboa.
Os concertos inseridos no Festival Regresso ao Futuro têm o preço único de 10 euros e a receita reverte para um Fundo de Solidariedade para a Cultura, criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais) e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), destinado a todos os profissionais dos setores das artes. O público é ainda convidado a levar alimentos não perecíveis para entrega nos Teatros, que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade alimentar.
Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de 9 de junho, preferencialmente através da bilheteira online - ctalba.bilheteiraonline.pt. Também estarão à venda no S@M – Serviço de Atendimento ao Munícipe (9h00 – 14h00) e na Biblioteca Municipal (10h00 – 19h00).