Com a maioria dos alunos e das alunas em casa, o Município de Albergaria-a-Velha garante a continuidade do programa “Empreendedorismo nas Escolas”, adaptado à realidade do ensino à distância, imposta pela Covid-19. O projeto, que envolve aproximadamente 700 estudantes e 50 docentes do Ensino Básico e Secundário, visa desenvolver competências típicas de um perfil empreendedor, cada vez mais essenciais no mercado de trabalho.
Ao nível dos/as estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclo que, num ano normal, estariam a preparar a Mostra de Empreendedorismo Júnior, preparou-se um conjunto de desafios / atividades semanais que podem ser executados em casa com materiais reutilizáveis, cujo foco é a criatividade com ligação direta aos conteúdos programáticos dos respetivos níveis de ensino. Para cada desafio há um guião explicativo da dinâmica a executar, que chega às crianças, jovens e suas famílias através do pessoal docente (que tem acesso aos guiões através de email, ou grupo privado de Facebook).
Todos os desafios são comunicados nas redes sociais do Município de forma a divulgar todo o trabalho desenvolvido. No final, far-se-á uma compilação dos trabalhos realizados e a sua apresentação em formato digital.
No Ensino Secundário, onde é desenvolvido o Concurso de Ideias, os grupos participantes estão a ser acompanhados de forma síncrona e assíncrona, de modo a prepararem um vídeo-pitch da sua ideia de negócio, que a posteriori será enviado aos elementos do júri convidados para o efeito. Nas sessões síncronas, com recurso a plataformas digitais, como o Zoom, Google Meet e outros, é feito o coaching a todos os grupos participantes, de forma personalizada. Para além disso, serão disponibilizados 2 webinars, cujos temas serão o Modelo de Negócio e a Comunicação.
Para o encerramento desta iniciativa, será realizada uma pequena cerimónia numa plataforma digital de reunião, onde o júri fará alguns comentários sobre cada projeto e serão anunciados os vencedores da 6.ª Edição do Concurso de Ideias.
Sabendo que não será possível regressar rapidamente aos tempos que antecederam a pandemia, o Município entende que os ajustes efetuados na implementação do projeto permitirão capitalizar o trabalho já desenvolvido e alimentar a expectativa de alunos/as e professores/as que já se encontravam a trabalhar no desenvolvimento dos seus trabalhos. Sendo verdade que os eventos finais serão diferentes do inicialmente previsto, não há dúvida que empreender é ter a capacidade de, perante as adversidades, criar soluções e novas formas de fazer.