Um grupo de 13 pessoas integradas no Programa de Desporto Adaptado experimentou, ontem, a modalidade de Stand Up Paddle na Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha. Sendo atletas que já participam, regularmente, em provas de natação adaptada, o Município quis dar a oportunidade de experienciarem, pela primeira vez, uma outra atividade realizada em meio aquático.
O Stand Up Paddle é uma modalidade que consiste em deslizar sobre a água com uma prancha bastante estável, impulsionando o movimento com o recurso a um remo. A sua prática proporciona vários benefícios para a saúde, melhorando o equilíbrio, o desenvolvimento de todos os músculos e contribuindo para o alívio da ansiedade.
Em Albergaria-a-Velha as pessoas participantes na atividade começaram por deslizar na água sentadas na prancha, com o instrutor a remar, mas depressa quiseram mais autonomia. Em menos de 10 minutos, já muitos remavam sozinhos de joelhos e algumas atletas “arriscaram” pôr-se de pé, testando o seu equilíbrio na prancha. No final, os muitos sorrisos e gargalhadas foram a prova do que a experiência tinha valido a pena.
Na atividade, participaram utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha, da AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga e pessoas com deficiência e/ou incapacidade não pertencentes a instituições específicas.
Atualmente, o Programa de Desporto Adaptado conta com cerca de 70 atletas que praticam, de forma regular, as modalidades de atletismo, natação e boccia, na sua vertente adaptada. No primeiro ano de atividade (o programa teve início em abril de 2018) atletas Albergarienses estiveram presentes em 10 eventos desportivos de cariz regional e nacional, tendo conquistado, por diversas vezes, os principais lugares no pódio. No dia 5 de novembro, a equipa de Albergaria-a-Velha regressa às provas num encontro de natação a ter lugar em São João da Madeira.
O Programa de Desporto Adaptado é desenvolvido no âmbito de um contrato-programa celebrado entre a Câmara Municipal e a APPACDM de Albergaria-a-Velha.