Durante duas horas de limpeza, em todas as freguesias do Concelho de Albergaria-a-Velha, principalmente junto das bermas de estradas municipais, retiraram-se 150 sacos de 80 litros e 4 cargas, a granel, de lixos.
Esta ação, realizada na manhã de ontem, domingo, tomada por voluntários e motivada pelo Município, inseriu-se numa iniciativa que integrou uma Conferência Infantil “Menos Lixo, Mais Ambiente”, a qual teve lugar no Cineteatro Alba, durante a tarde.
Em razão deste evento, o Presidente do Município agradeceu e deu os parabéns a todos os que participaram numa e noutra ação. Ao abrir a Conferência, António Loureiro considerou que “foi um dia por um futuro mais sustentável, para todos nós”. E acrescentou: “Neste dia, e com a colaboração de todos, foram recolhidos 150 sacos de 80 litros e efetuámos 4 cargas, a granel, de lixos”. O autarca, depois de agradecer, a todos, o empenho e a dedicação, deixou um apontamento: ”Para o próximo ano, seremos mais”.
Não deixou de reconhecer que as escolas e os professores têm promovido a mudança de comportamentos para que a sustentabilidade do nosso Planeta – sublinhou – “seja uma realidade”. António Loureiro, ainda na sessão de abertura da Conferência, partilhou a ideia de que os mais novos são o futuro e são eles que vão ensinar as outras gerações. Convocou-os a serem – disse – “os guardiães do ambiente”.
“O Município de Albergaria-a-Velha assume a preocupação com o Ambiente e conta com uma Educação Ambiental”, na palavra da Vereadora do sector, ao encerrar a Conferência. Para a mesma autarca, Sandra Almeida, a iniciativa retratou um momento de aprendizagem e de reflexão sobre um tema tão relevante para os dias de hoje, em que nos questionamos sobre o futuro do Planeta. “Contamos com as Escolas, Famílias, Professores, Associações, Juntas de Freguesia, Empresas e com os Cidadãos que querem fazer do nosso Concelho um lugar melhor para se viver” – manifestou.
A vereadora da Educação, Catarina Mendes destacou, depois dos agradecimentos aos que proporcionaram essa jornada de sensibilização, o lema de todo um programa que se pretende esteja presente: “Reduzir, reciclar, reutilizar e repensar”. Mostrou-se reconhecida aos que, nesta como noutras ações, “contribuem para educar e melhorar o ambiente”.
Na Conferência, no Cineteatro Alba, dezenas de alunos de diversos estabelecimentos de ensino do Concelho – Colégio de Albergaria, Jardim-de-Infância e Centro Escolar das Laginhas e Jardim de Infância de Telhadela – bem como representantes de diversas organizações - Associação Bioliving, Associação Patrulheiros, AdRA e ASIV - emolduraram a sessão. Durante a tarde, foi também apresentada a evolução da produção e recolha de resíduos em Albergaria-a-Velha pela Divisão do Ambiente e Serviços Urbanos do Município.
Houve ainda tempo para a entrega do Prémio Ecovalor - ERSUC ao Jardim-de-Infância de São João de Loure. José Calhau, representante da entidade, anunciou que vai ser colocado um ecoponto por cada 180 habitantes no perímetro urbano e, fora desse, por 200, num rácio que ajudará a promover uma melhor limpeza e salubridade.
Da presença da ASIV, ficou uma receita biológica/caseira para o tratamento do piolho das folhas das árvores, que queremos registar: “ num litro de água, juntar uma colher de chá de sal e outra de detergente (louça) e 1 colher de vinagre (branco ou tinto)”.