“Traído pela inusitada sonoridade dos estalidos das vergastadas” é o nome do livro que o investigador José António Simões vai apresentar no próximo “Encontro com Letras” na Biblioteca Municipal. A sessão tem lugar a 30 de abril, pelas 16h00, com participação gratuita.
“Foi numa manhã de um outono soalheiro que recebi a notícia de que tinha um adenocarcinoma, tinha um cancro. Fui submetido a quatro delicadas e complexas cirurgias. Num ambiente assustador e crítico de saúde, entre quimioterapias, comecei, de vez em quando, e teclar algumas palavras, formando frases, que fui modificando, complementando, apagando, reescrevendo ou mesmo adulterando.”
“Traído pela inusitada sonoridade dos estalidos das vergastadas” é uma viagem pelas memórias e fragmentos da vida do autor, confrontado com uma situação complicada de saúde. É pela mão deste livro que dá a conhecer alguns momentos, como a escola primária e o ambiente político de segregação racial na África do Sul, o regresso à aldeia, de estudante a assistente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de professor universitário e investigador na Universidade de Aveiro, de diretor da Escola Superior de Artes e Design e, por fim, de convivência com a doença.
José António Simões obteve a licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É professor Associado com Agregação da Universidade de Aveiro, Diretor para a Investigação da ESAD – Escola Superior de Artes e Design e membro da direção da ESAD-IDEA. Foi coordenador das áreas científicas da Biomecânica e do Desenvolvimento de Produto da Universidade de Aveiro.
Desenvolveu as suas atividades pedagógicas no âmbito das metodologias de desenvolvimento de produto, tendo lecionado unidades curriculares de conteúdos referentes ao desenho técnico, de conceção, projeto e fabrico assistidos por computador, de prototipagem rápida e de biomecânica. A sua investigação científica tem sido dedicada ao estudo de novos conceitos para implantes biomédicos, à biomecânica ortopédica e ao design biomédico.
É autor ou coautor de mais de 600 publicações e de diversas patentes, modelos e desenhos. Recebeu vários prémios de design e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, entre os quais o prémio Dr. João Manuel Espregueira Mendes e uma menção honrosa referente ao prémio Dr. Carlos Lima.