Com a primeira edição do Concurso de Ideias Júnior do Município de Albergaria-a-Velha a decorrer já no início de junho, 53 alunos do 3.º ciclo, acompanhados por 13 professores, participaram, hoje, no Bootcamp Municipal, um evento de aperfeiçoamento dos projetos com o apoio de vários mentores, integrado no programa “Empreendedorismo nas Escolas”.
“Aqui não há campeões; só pessoas que querem fazer melhor”, afirmou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, no início dos trabalhos, que decorreram na Incubadora de Empresas. O autarca apelou aos jovens para aproveitarem bem as “ferramentas” disponibilizadas, pois estas iriam ser úteis para toda a sua vida. Já Catarina Mendes, Vereadora da Educação, destacou o papel importante dos docentes na motivação e acompanhamento dos alunos e referiu que o desafio é colocar os talentos dos alunos presentes ao serviço da comunidade, para o desenvolvimento de um melhor planeta para todos.
O Bootcamp arrancou com a palestra motivacional online “Saltar fora da Caixa”, proferida por Manuel Manero, docente, autor e empreendedor nas áreas digital e do marketing. O orador focou a sua apresentação na necessidade de encontrar o equilíbrio entre a paixão de cada um e a capacidade de rendimento a retirar desta. Ao decidir sobre um percurso profissional, os mais novos não devem perguntar “o que está a dar no mercado?” mas sim, “como posso rentabilizar, fazer dinheiro, com algo de que gosto muito?”. Para Manuel Manero ser empreendedor é ser “um solucionador de problemas”, pelo que todos devem pensar na melhor maneira da sua paixão oferecer soluções às pessoas.
Devidamente motivados, os jovens foram divididos em quatro grupos, cada um com o seu próprio mentor, que os acompanhou nas várias fases de aperfeiçoamento da sua ideia, desde a criação da estrutura e a recolha de feedback, até à apresentação e comunicação da ideia.
Na primeira edição do Concurso de Ideias Júnior, a ter lugar a 7 de junho no Cineteatro Alba, os alunos vão procurar entusiasmar representantes de diversos setores da sociedade com os seus projetos inovadores ligados às temáticas da fauna, flora, património e recursos endógenos. O grupo com a ideia vencedora vai receber um prémio de 1000 euros em equipamento informático para a sua escola. No concurso estão a participar estudantes da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, Escola Básica de Branca, Escola Básica de São João de Loure e Colégio de Albergaria.
O “Empreendedorismo nas Escolas”, já na sua 8.ª edição, tem como objetivo criar uma cultura empreendedora nos estabelecimentos de ensino, promovendo o espírito de iniciativa, a cooperação e a participação ativa jovem. Ao dotar os alunos, desde o 1.º ciclo, de competências, conhecimentos e atitudes empreendedoras, pretende-se moldar mentalidades que poderão, mais tarde, trazer repercussões positivas na inovação e desenvolvimento económico do Concelho.