No mês de março celebra-se o início da primavera e assinala-se o Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore. Tal como em anos anteriores, o Município de Albergaria-a-Velha aproveita a ocasião para reforçar as manchas verdes no Concelho, apoiando várias iniciativas que decorrem em diferentes pontos do Concelho.
No Monte da Senhora do Socorro, decorreu mais uma edição do projeto “EMRC – disciplina carbono zero”, onde alunos do oitavo ano de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha plantaram mais de 60 árvores, sobreiros e carvalhos, entre ofertas da autarquia e árvores resultantes de sementeira feita em outubro na escola. Durante a plantação, os 60 alunos, acompanhados por 5 professores, tiveram o apoio técnico da equipa de jardinagem do Município. “EMRC – disciplina carbono zero” é um projeto que já tem mais de uma década, e que pretende desenvolver nos alunos participantes uma verdadeira atitude de cuidado para com toda a criação.
Na zona serrana do Concelho, mais propriamente no lugar de Telhadela, em Ribeira de Fráguas, decorreu uma outra plantação, desta vez, com 300 espécies autóctones em substituição de eucaliptos e infestantes que se encontravam num terreno adquirido pela Câmara Municipal. Participaram na iniciativa estudantes da freguesia, elementos da Proteção Civil Municipal e Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, GNR e NPA – Núcleo de Proteção Ambiental, sobre a coordenação da Associação BioLiving. Com esta reflorestação, aumenta-se a resiliência da área florestal e reduz-se a vulnerabilidade dos solos, promovendo ainda a restauração da biodiversidade local.
A primavera não é só uma época excelente para plantar árvores, mas também para semear hortícolas, ervas aromáticas, legumes e outros alimentos. Na Horta Biológica da Lapa, os 24 talhões recentemente atribuídos a novos “hortelões” já estão a mostrar os seus “rebentos”, que puderam ser apreciados numa visita de agricultores e gestores de projetos de Portugal, Roménia e Itália. Inserido no projeto europeu AGERECO, os 10 visitantes quiseram conhecer o projeto de compostagem e hortas comunitárias Albergariense, tendo ficado bastante agradado com a mostra de boas práticas.