Nos dias 11 e 12 de abril, dando seguimento ao trabalho desenvolvido no âmbito dos domínios de autonomia curricular, conjugado com a concretização da atividade "Quo Vadis? Connosco dá um sentido à tua Vida", as Equipas Educativas do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha estiveram em contacto direto com a comunidade, apresentando e auscultando opiniões sobre a proposta de implementação de projetos sob o tema "Viver melhor em Albergaria", nas diferentes áreas identificadas: ambiente, cultura, smart cities, mobilidade, migração e interculturalidade, desporto, sustentabilidade, tempos livres, organização e embelezamento dos espaços escolares, urbanismo e gestão do trânsito.
Esta ação, que promoveu o contacto de centenas de alunos com a população, nas diferentes artérias do Concelho, terá o seu epílogo, em momento a determinar do ano letivo, com a apresentação destes projetos à Câmara Municipal, para ser avaliada a possibilidade da sua implementação. O Agrupamento está empenhado em proporcionar aos alunos aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências, através da realização de projetos e atividades que contribuam para a transformação e melhoria da comunidade, evidenciando a utilidade e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Para além do desenvolvimento de aprendizagens interdisciplinares, os alunos mostraram interesse e satisfação por terem a oportunidade de intervir na sua localidade, enquanto cidadãos ativos e empreendedores.
Município proporcionou atividades de sensibilização ambiental
O Município de Albergaria-a-Velha também participou no programa de atividades do "Quo Vadis?”, desenvolvendo algumas ações de promoção de atitudes mais amigas do ambiente e da sustentabilidade do planeta.
Das ações realizadas, é possível destacar o projeto “Natureza Feia”, financiado pelo Fundo Ambiental e dinamizado por uma equipa da BioLiving junto de alunos do 8.º ano. Nesta ação de sensibilização ambiental, os jovens ficaram a conhecer a importância de animais, como aranhas, insetos, anfíbios, corujas, morcegos e cobras na biodiversidade terrestre. Em suma, “Natureza Feita” pretendeu incentivar a implementação de boas práticas e comportamentos que promovam a conservação destes animais vulgarmente considerados pouco atrativos, feios e perigosos. Este projeto insere-se no compromisso municipal de valorizar e promover a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, bem como de promover o envolvimento social na proteção do património natural através da sensibilização e educação ambiental.
Outro projeto presente foi o ToBeGreen, com a realização de um peddy paper com os alunos do 10.º ano. Esta atividade, que consistiu no registo na App de troca de vestuário ToBeGreen de várias peças de roupa espalhadas pelo recinto da Escola Secundária, pretendeu sensibilizar os jovens para a reciclagem e para a reutilização de vestuário, evitando assim que grandes quantidades de roupa acabem depositadas em aterros. No final, os mais rápidos a registar as peças e a responder a uma pergunta sobre economia circular receberam prémios.