No âmbito de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude, entidade responsável pelo Programa “Vacinação SNS Local”, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai financiar o valor da administração da vacina contra a gripe aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos nas farmácias locais. Com esta ação, a Autarquia conta chegar a cerca de 80% desta faixa da população, o que corresponde a mais de 4100 pessoas. O investimento previsto é de cerca de 10 mil euros.
Para beneficiar desta medida, os seniores Albergarienses podem deslocar-se às suas farmácias habituais, sendo, no entanto, aconselhado o contacto prévio para confirmar a existência de vacina no dia pretendido, uma vez que a gestão do stock é externa ao Município e às próprias farmácias. Esta iniciativa de carácter gratuito é um complemento ao programa de vacinação já existente nos centros de saúde.
As farmácias aderentes ao programa são a Farmácia Oliveira (Albergaria-a-Velha), a Farmácia Ferreira (Alquerubim), a Farmácia Aliança (Angeja),a Farmácia Confiança e a Farmácia Nova (Branca), a Farmácia Vida (São João de Loure) e a Farmácia Vouga (Frossos).
O Município de Albergaria-a-Velha deliberou o seu apoio ao Programa “Vacinação SNS Local” para, no contexto da pandemia Covid-19, ampliar os meios e recursos disponíveis para a proteção, em especial no âmbito da vacinação contra a gripe sazonal, dos seus munícipes com idade mais avançada.
A vacina contra a gripe pode ser um ponto-chave no combate à Covid-19. Além do reforço imunitário, tornando o organismo mais resistente a agentes infeciosos e bacterianos, a vacinação evita sobrecarregar os serviços de saúde, dado que a gripe provoca normalmente uma maior afluência aos hospitais.
Imagem: janj93 por Pixabay